Larvas do mosquito em Veranópolis.

Vem circulando por grupos de WhatsApp uma informação falsa de que em Nova Prata haveria uma epidemia de dengue. Esssa informação não é verdadeira.

Nossa emissora entrou em contato com as responsáveis do Setor de Epidemiologias da Secretaria da Saúde de Nova Prata que nos passaram a informação.

Atualmente duas agentes fazem a verificação nas armadilhas deixadas em pontos estratégicos da área central de Nova Prata. Já nos bairros, as próprias agentes comunitárias é que estão fazendo essas verificações.

Até o momento não foram encontrados focos. Em ocasiões larvas foram coletadas e enviadas para Caxias do Sul para análise, e o resultado foi negativo.

O trabalho das agentes irá continuar, principalmente agora no verão que é quando podem ocorrer mais casos.

Já no município vizinho de Veranópolis, foi detectado mais um foco do mosquito Aedes Aegypti, que transmite a Dengue, Chicungunya e Zika Vírus. Desta vez foi no Bairro Valverde.

A equipe responsável do setor de Vigilência Sanitária fez as coletas. Amostras foram enviadas para análise com resultado positivo. Agentes fazem constantemente vistorias nos imóveis para eliminar o foco e verificar para que novos casos não surjam.

O último foco com larvas, havia sido registrado em maio do ano passado (2016) no mesmo bairro.

Dicas:

Para evitar e combater o Aedes Aegypti devem ser tomadas medidas mesmo nas férias.

downloadPeríodo inclusive esse ano marcado por chuvas, o que favorece aparecimento de casos.

O Ministério da Saúde recomenda que, todos façam uma vistoria em suas residências e arredores para eliminar os recipientes que possam acumular água parada e servir como criadouro do mosquito.

Todos na luta contra à dengue!

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *