Nova Prata tem 17.265 eleitores aptos a votar e 3.035 tiveram o título cancelado.

Nossa emissora esteve ao vivo na manhã desta quarta-feira, dia 12, numa entrevista coletiva da Juíza Eleitoral Dra. Fernanda Rezende Spenner a Chefe do Cartório Elisabete Susi Fernandes e também demais membros do Cartório Eleitoral de Nova Prata que é responsável pelos municípios da 75º Zona Eleitoral do RS.

Segundo informações passadas, em Nova Prata 3.035 eleitores tiveram seus títulos cancelados e não poderão votar nas eleições de outubro pois não fizeram o recadastramento biométrico no prazo. Já eleitores aptos à votar são 17.265 eleitores em Nova Prata. E em toda Zona Eleitoral que compreende os municípios de Nova Prata, Nova Bassano, André da Rocha, São Jorge, Guabijú, Protásio Alves e Vista Alegre do Prata, são 32.520 eleitores.

Resumo da entrevista de 12/09/2018

Juíza Eleitoral: Dra. Fernanda Rezende Spenner
Chefe de Cartório: Elisabete Susi Fernandes
Assistente: Ligiane Freire Pereira
Equipe: Luciane Tonello Maschio e Paulo André Lazaretti
Estagiárias: Ana Luísa Jung e Ana Paula Carvalho

Principais pontos
– Alterações nas Seções Eleitorais:
André da Rocha:
A seção n.61 – Salão Paroquial da comunidade São José passará a funcionar no Posto de Saúde do Chimarrão, a partir da eleição presidencial 2018.

IMPORTANTE
1- os títulos dos eleitores da seção 61 permanecem os mesmos, os eleitores não precisam comparecer ao cartório para qualquer providência;
2- seções 61 e 62 funcionarão conjuntamente, na urna eletrônica instalada no local.
3- no dia da eleição (e do 2º turno, se houver) a prefeitura disponibilizará transporte com saída da comunidade Santa Catarina, passando na comunidade São José com destino ao Distrito Chimarrão. Após a votação o transporte retornará pelo mesmo trajeto.
Os horários do transporte, autorizados pela Justiça Eleitoral, serão informados próximo à data da eleição.
Protásio Alves
A seção n. 16 do Salão Paroquial da comunidade Salete, passará a funcionar na Escola Estadual Padre Antônio Serraglio, a partir da eleição presidencial 2018.

IMPORTANTE:
1- os títulos dos eleitores da seção 16 permanecem os mesmos, os eleitores não precisam comparecer ao cartório para qualquer providência
2- seções 03 e 16 funcionarão conjuntamente, na urna eletrônica instalada no local.

São Jorge
As seções eleitorais abaixo passarão a funcionar na Escola Pedro Nunes da Silva, a partir da eleição presidencial 2018:
seção n. 24, da comunidade Paiol Queimado;
seção n. 23, da comunidade Entre Rios;
seção n. 28, da comunidade Nossa Senhora do Horto.

IMPORTANTE:
1- os títulos dos eleitores das referidas seções permanecem os mesmos; os eleitores não precisam comparecer ao cartório para qualquer providência.
2- seções 23, 24 e 28 funcionarão conjuntamente, em urna eletrônica instalada na Escola Pedro Nunes da Silva

Nova Prata:
Vai funcionar pela primeira vez em Nova Prata seção específica para justificativa, no salão paroquial do centro, com duas urnas que funcionarão somente para receber justificativas, otimizando o funcionamento; evitando filas/atrasos nas demais seções de votação.
O eleitor de outros municípios que estiver em Nova Prata deve dirigir-se SOMENTE a essa seção para realizar sua justificativa.

– eleitores cancelados por revisão do eleitorado em NP
Nova Prata passou recentemente (06 de março de 2017 a 14 de março de 2018) por revisão geral do eleitorado.
Aqueles eleitores que não compareceram para coletar dados biométricos e/ou que não fizeram a consulta em relação ao aproveitamento ou não da biometria coletada antes do procedimento tiveram seus títulos cancelados e, estando cancelados, não podem votar nestas eleições.
A listagem dos 3.035 (três mil e trinta e cinco) eleitores cancelados está afixada no cartório eleitoral para consulta (permanecerá até a eleição)
Quem teve o título cancelado e, não procurou o cartório até 9 de maio/18, somente poderá fazê-lo a partir do dia 05 de novembro/2018.
Caso esse eleitor compareça em sua seção para votar, no dia da eleição, não encontrará seu nome no caderno de votação e na urna eletrônica.

– Prestação de Contas de Eleição
Primeira vez que os diretórios municipais são obrigados a prestar contas na eleição geral (art. 48 da Resolução TSE n. 23.553/2017)
A ausência de movimentação de recursos de campanha não isenta o partido político do dever de prestar contas (art. 48, §11)
Consequência pra o partido que apresentar a prestação de contas II – ao partido político, a perda do direito ao recebimento da quota do Fundo Partidário e a suspensão do registro ou da anotação do órgão de direção estadual ou municipal (art. 83,II)

4) DICAS PARA O DIA DA ELEIÇÃO
– neste ano o eleitor terá que votar para 6 CANDIDATOS – recomenda-se fortemente o uso da “COLA” (levar “santinhos” para a cabine de votação costuma causar confusão, o ideal é anotar os números de todos os seus candidatos na cola) A “cola” está disponível de forma gratuita no cartório eleitoral.
– a dica de ouro é ter calma – o procedimento correto é digitar o número do candidato e aguardar (leva uns segundos para aparecer a foto na urna) somente depois que a foto correspondente ao candidato aparecer – apertar a tecla confirma
Lembrando que estão proibidas pela legislação: as selfies na cabine de votação; votar acompanhado de crianças; votar vestindo camiseta de candidato e/ou partido.
No dia da votação, só é permitida manifestação individual e silenciosa do eleitor da preferência pelo partido ou candidato, com uso somente de bandeiras, broches, dísticos e adesivos; (desde que, fora da seção eleitoral)

Estatística do eleitorado:
Nome Eleitores
GUABIJU 1.384
SÃO JORGE 2.421
NOVA PRATA 17.265
NOVA BASSANO 6.844
PROTÁSIO ALVES 1.850
ANDRÉ DA ROCHA 1.250
VISTA ALEGRE DO PRATA 1.506
Total 32.520

Reuniões de mesários: dias 1 e 2 outubro, CIC, 19h (NP) e 18h (interior), respectivamente.

Há material de divulgação no site do TRE em: http://www.tre-rs.jus.br/eleicoes/eleicoes-2018/campanhas-institucionais/campanha-vemvotar
(vídeos e spots para rádio)

*simulador de votação no site do TS em http://www.tse.jus.br/eleicoes/eleicoes-2018/simulador-de-votacao-na-urna-eletronica

 

Eleições 2018 a melhor cobertura é pela Rádio Ativa

Eleições 2018

 

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.