Pacientes de Bento deixarão de vir à Nova Prata para tratamento oftalmológico.

O Hospital São João Batista aqui de Nova Prata, vinha sendo referência em tratamento e cirurgias oftalmológicas para 21 municípios da região, desde 2014. Com capacidade de atender até 800 consultas e 80 cirurgias/mês, tornando-se referência regional no tratamento. Nos últimos tempos e com menor repasse de recursos por parte do Estado, tivemos uma diminuição desses atendimentos, mas que continuam, após agendamento dos pacientes em Secretárias da Saúde de seus respectivos municípios.

Anteriormente toda essa região era atendida em Bento Gonçalves que não que não mais disponibilizou os atendimentos. Vários encontros foram feitos com Prefeitos e Secretários da região para encontrar uma forma de prosseguir a atender os que necessitam desse tratamento.

Agora de forma surpreendente a Prefeitura de Bento Gonçalves assinou um aditivo contratual com o Conselho Administrativo do Hospital Tacchini,  para o retorno dos atendimentos, exames, consultas e cirurgias oftalmológicas. Com a decisão, os pacientes daquele município não mais virão aqui ao município de Nova Prata, como estava sendo realizado até então. A prioridade inicial será para cirurgias de catarata. O repasse mensal será de R$ 32.459,38. O valor foi deliberado pela comissão intergestora regional e aprovada através de resolução CIB (Comissão Intergestora Bipartite). A viabilização do serviço contará com incentivo municipal e atenderá exclusivamente munícipes de Bento Gonçalves.

Os outros municípios que compunham essa união de atendimentos aqui em Nova Prata ainda não se manifestaram sobre a decisão de Bento Gonçalves.

Traumatologia e Ortopedia

Outra novidade é a referência de retaguarda para outros cinco hospitais da região basalto e vinhedos na área de traumatologia e ortopedia de média complexidade, abrangendo 22 municípios. Hospitais de Nova Prata, Veranópolis, Garibaldi, Carlos Barbosa e Guaporé irão contar com suporte técnico e capacidade instalada em Bento Gonçalves. O repasse mensal será de R$ 49.620,00 oriundos da esfera Estadual com complementação de incentivos dos municípios.

Olhos

Fonte: Difusora

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *