Pelo menos 26 estudantes estão internados após o acidente com ônibus na Serra

 

 

O acidente envolvendo um ônibus na BR 470, em Veranópolis, deixou cerca de 30 universitários do Paraná feridos, de acordo com o Corpo de Bombeiros. Os estudantes de Administração da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UniCentro) saíram de Guarapuava, no Paraná, e tinham como destino Gramado, na Serra gaúcha, onde realizariam uma vistoria técnica.

Quando passavam pela BR 470, na Serra das Antas, o ônibus – com 44 passageiros e dois motoristas – tombou em uma curva no km 168 da rodovia. O acidente aconteceu por volta das 7h15min desta sexta-feira. A pista ficou totalmente bloqueada até as 9h15min, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF). Contudo, o trânsito precisou ser novamente interrompido para limpeza da pista. A liberação ocorreu no começo da tarde.

Cerca de dez ambulâncias realizaram o resgate e atendimento das vítimas. Segundo os bombeiros, não há feridos com risco de morte. A maioria teve lesões na clavícula, costela e tórax. Cerca de 20 universitários foram encaminhados ao Hospital de Veranópolis e dez para o Hospital São João Batista, em Nova Prata.

O diretor do curso de Administração da universidade, Cleverson Fernando Salache, que conversou por telefone com os bombeiros de Veranópolis, explicou que o grupo estudava na cidade de Chopinzinho e que quatro professores acompanham os alunos na viagem.

Segundo informações do Hospital Comunitário São Peregrino Lazziozi, 16 pessoas seguiam internadas em observação na casa de saúde no início da tarde desta sexta-feira, dia 14. Nenhuma corria risco de morte. Porém, segundo a enfermeira Laci Pedrotti Turra, quatro inspiram cuidados maiores e dois devem passar por cirurgia. Uma jovem deverá ser transferida para um centro especializado para tratamento na região. Ela sofreu lesão na coluna cervical e precisa passar por uma neurocirurgia.
Os outros 15 pacientes que foram avaliados no Hospital, já receberam alta. Após o procedimento, eles foram encaminhados ao Auditório da casa de saúde. No local, foram recebidos pela Secretaria de Assistência Social, que fez a doação de roupas, pois estavam molhados devido a chuva. Na sequência, foram encaminhados para o almoço.
Ainda hoje, eles devem seguir viagem com ônibus cedido pela empresa Sivitur.
Os demais, seguem internados com todo acompanhamento do Hospital Comunitário.
Essa foi a primeira vez na história do Hospital, que mais de 30 pessoas foram atendidas ao mesmo tempo em acidente de trânsito. Segundo a enfermeira Laci, a equipe passa por constantes aprimoramentos afim de estarem capacitados para esse tipo de ocorrência. Pelos corredores, macas e cadeiras foram instaladas. Na equipe, técnicos de enfermagem, enfermeiros, funcionários e oito médicos auxiliaram no socorro as vítimas.
O acidente ocorreu no km 186 da BR 470, na Serra das Antas, por volta das 7h15min da manhã de hoje. Segundo a lista, passageiros seriam de Chopinzinho e Guarapuava.

thumb

Parte do Texto: Leandro Galante e parte Jornal Correio do Povo

Foto: Marcos Bergamin / Rádio 96.1 FM

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.